A cada dia são lançadas
novas tecnologias e estar por dentro de todas elas é um enorme desafio. É muito
importante o uso dessas Tecnologias na melhoria das nossas aulas e projetos
educacional.
Na escola Técnica Vasco
Coutinho onde eu atuo como professora dos Cursos Técnicos de Informática e
Redes de computadores possui 6 laboratórios de informática, sendo que esses
cursos usam somente 3 desses, o restante deles são para os cursos de Radio e
TV, Jogos Digitais e Modelagem do Vestuário.
A meu ver, hoje seria um
pouco que difícil lecionar nos Cursos de Informática e Redes de Computadores
sem utilizar algumas tecnologias. A maioria dos projetos que desenvolvemos com
os alunos são utilizando várias tecnologias como, por exemplo:
Maquinas Virtuais para
simular maquinas físicas, montando Servidores de Domínio, DHCP, Gerenciador de
Usuários, servidor Voip, Firewall e etc..
Outro exemplo é o
software para simulação de Redes de Computadores o Packet Tracer que podemos
montar diferentes Topologias de Redes, configurar servidores, switches,
roteadores, voip e etc...
Portanto é de extrema
importância o uso de tecnologias no planejamento das aulas dos professores
desses cursos na escola Vasco Coutinho, é impossível notar que algum professor
desse curso não consegue ou utilize alguma dessas tecnologias para a melhoria
de suas aulas.
Ficou impossível viver sem as Tecnologias de Informação e Comunicação hoje em dia.
